fbpx

Emoções e o Processo Cognitivo

emocoes-e-processo-cognitivowebp

As emoções são consideradas úteis para nós, porque elas guiam todas as nossas ações e decisões.

O papel da estrutura reptiliana na produção de neurotransmissores e hormônios que afetam nossos estados emocionais é bastante crítica.

Em qualquer situação, nós podemos ter tanto uma resposta de baixo para cima (botton – top), que significa que o nosso comportamento é principalmente guiado impulsivamente e emocionalmente, ou por funções cognitivas superiores, que neste caso resultam em respostas descritas como de cima pra baixo (top-down).

Enquanto a maioria de nós acredita que agimos e decidimos racionalmente, a evidência vinda do campo especialmente da neurociência, sobretudo a afetiva, sugere que somos muito mais emocionais e irracionais na forma como decidimos.

A base neurobiológica das emoções é uma área de interesse crescente para muitos neurocientistas.

Enquanto podemos experimentar milhares de emoções, 8 são as frequentemente descritas como as emoções mais básicas ou primárias que sentimos, gerando respostas tanto de aproximação como de afastamento, muitas vezes conhecida com respostas de luta e fuga.

Antonio Damasio, um famoso e respeitado neurocientista disse no seu famosos livro denominado o Erro de Descartes:  “ Nós não somos máquinas de pensar que sentem e sim máquinas de sentir que pensam, de vez em quando”.

Categorias

Posts relacionados

neuromarketing
Marketing

A História do Neuromarketing

Neuromarketing, surgido em 2002, combina neurociência e marketing para entender o comportamento do consumidor. Estudos mostram que o conhecimento da marca e imagens influenciam diferentes

Leia mais »